Como Tratar a Queda de Cabelo

 

Para tratar a queda de cabelo é necessário primeiro identificar a causa, pois existem diversos factores que contribuem para a queda de cabelo. Todavia, quando a queda de cabelo é acentuada e recorrente, é aconselhável consultar um dermatologista no sentido deste poder efectuar um diagnóstico e poder aconselhar-lhe sobre a melhor forma de tratamento para a queda de cabelo.

Todavia, as principais formas de tratamento para a queda de cabelo são através do uso de Finasterida e de Minoxidil.



 

  • Finasterida - Este medicamento é usado na queda de cabelo de padrão masculino sob a forma de comprimido, não sendo recomendável para a queda de cabelo de padrão feminino. A finasterida permite obter excelentes resultados, sendo que a maior parte dos pacientes que a usam conseguem manter o seu cabelo. A finasterida regula os níveis de DHT, um dos principais factores da queda de cabelo nos homens. Não é um medicamento que faz crescer de novo o cabelo que perdeu, mas sim um medicamento que lhe permite manter o seu actual cabelo, por isso, é vital que consulte um médico assim que denotar uma queda de cabelo mais acentuada do que o normal. Este medicamento é vendido mediante receita médica.

 

  • Minoxidil - É uma solução cutânea tópica disponível com índices de 2% e 5% e é o primeiro medicamento eficiente que foi descoberto para a queda de cabelo. Pode ser usado tanto por homens como pelas mulheres, sendo que até tem melhores índices de resultados nas mulheres. O minoxidil funciona ao nível do couro cabeludo, pois é um medicamento vasodilatador, causando uma melhor circulação sanguínea no escalpe. Embora não seja de todo conhecido como este processo realmente funciona, o certo é que permite fortalecer o cabelo e ainda recuperar folículos que estejam adormecidos mas ainda viáveis.

 

Geralmente, mais concretamente no caso masculino, os dermatologistas recomendam um tratamento à base da combinação de ambos os medicamentos, para obter melhores resultados.