Queda de Cabelo - O que Fazer

 

Embora tenha havido grandes avanços ao nível dos tratamentos capilares para a queda de cabelo, existem ainda muitas pessoas que pensam que a queda de cabelo não tem tratamento e que não existe cura para a calvície. Deste modo, quando existe uma quadro clínico onde se regista uma queda de cabelo acentudada, as pessoas não sabem o que fazer para reverter esta situação. 

É possível não só parar a queda de cabelo, como também ainda é possível fortalecer e fomentar o crescimento de novos cabelos. Além disso, existem soluções de transplantes ou implantes capilares que permitem ter novamente o visual perdido, após anos de queda de cabelo.

 

O que Fazer para a Queda de Cabelo

 

O primeiro passo a dar, quando notar uma queda de cabelo intensa (fora do normal), é consultar de imediato um dermatologista, especialmente se houver um histórico de queda de cabelo e calvície na sua família, pois uma das causas para a queda de cabelo é os factores hormonais hereditários. O dermatologista poderá não só analisar a sua queda de cabelo e as respectivas causas, como também poderá indicar-lhe as melhores formas de tratamento para a queda de cabelo. As principais formas de tratamento para a queda de cabelo são:

 

Minoxidil - Este medicamento tópico está disponível tanto para mulheres como para homens. Basicamente, o minoxidil promove a vasodilatação no couro cabeludo, fazendo com que haja um melhor fluxo sanguíneo no mesmo. Isto promove o fortalecimento do cabelo, impedindo a sua queda, bem como o crescimento de novos cabelos. O medicamento é ainda eficaz nos fios de cabelos adormecidos, mas ainda viáveis. Geralmente, o minoxidil é a primeira arma a ser utilizada no combate à queda de cabelo. Embora os efeitos não sejam imediatos, em dois ou três meses irá notar uma enorme diferença no seu cabelo.

 

Finasterida - Os comprimidos de finasterida são recomendados para a queda de cabelo de padrão masculino, não podendo ser utilizado por mulheres. É um medicamento antiandrógeno, o qual inibe a enzima que converte a testosterona em dihidrotestosterona, nomeadamente a 5-alfa redutase, uma das principais causas para a queda de cabelo. Embora, naturalmente, não promova o crescimento de novos cabelos, isto é, cabelo em zonas totalmente calvas é um medicamento que permite manter o cabelo que já tem. Através desses comprimidos é possível manter o seu cabelo, impedindo a sua queda.

 

Transplante Capilar - Este método não se destina a manter o seu cabelo, mas sim a ganhar mais cabelo. O transplante capilar consiste em obter cabelo de uma zona doadora, normalmente as partes detrás ou lados do seu couro cabeludo (onde o cabelo está geneticamente codificado para perdurar), e transplantar os mesmos para a zona calva. Através de processos inovadores, este método é a cura para a calvície e destina-se tanto a homens como a mulheres. Tem o inconveniente do preço, pois é dispendioso, contudo é definitivo, isto é, o cabelo transplantado nunca mais cai.

 

 

As formas de tratamento supracitadas destinam-se essencialmente a pessoas que sofrem de queda de cabelo acentuada. Para pessoas que sofrem de queda de cabelo leve, geralmente um simples shampoo ou âmpolas para queda de cabelo é suficiente.