
Tratamento da Alopécia Areata
Existe um leque abrangente de tratamentos para a alopécia areata, contudo nenhum tratamento é eficiente para todas as pessoas e algumas pessoas não respondem positivamente a qualquer tratamento. Saliente-se também que, como alguns tratamentos têm efeitos secundários, geralmente não são prescritos a crianças.
O tratamento mais comum de alopécia areata é feito com recurso a corticosteróides. Sob a forma de cremes, corticosteróides aplicados directamente nas manchas da queda de cabelo são geralmente a forma de tratamento mais usada pelos dermatologistas, embora este tratamento não se aplique a todas as pessoas. Outra abordagem é através da injecção de soluções de corticosteróides nas manchas, o que pode funcionar para certas pessoas, mas é necessário um regular aconselhamento médico para verificar que não acontecem efeitos secundários.
Outros tratamentos usados incluem a aplicação de produtos químicos de contato sensibilizantes para a pele, os quais causam uma reacção alérgica que pode fomentar o crescimento capilar.
Lamentavelmente, pessoas com formas de alopécia areata mais extensas, podem constatar que os tratamentos disponíveis actualmente não funcionam. Para estas pessoas, a resposta poderá passar por uma prótese capilar ou mesmo por um transplante de cabelo.
