Tratamento para Queda de Cabelo Feminino
No que concerne ao tratamento para a queda de cabelo feminino, devido ao seu menor índice de ocorrência quando comparado com a queda de cabelo de padrão masculino, regista-se uma menor aposta por parte das farmacêuticas em conceber um medicamento específico para este tratamento. Enquanto muitos medicamentos parecem funcionar até certo ponto para algumas mulheres, os médicos ainda estão relutantes em prescrever certos medicamentos.
Os médicos estão relutantes em usar o tratamento sistémico, através de um comprimido ou outra forma de tratamento interno que afecta todo o seu sistema, a não ser que saibam que a queda de cabelo é devido a um excesso de androgénio no sistema. Isto acontece porque os tratamentos sistémicos podem baixar os níveis de androgénio no corpo. Deste modo, os médicos muitas vezes optam por tratamentos tópicos, isto é, medicamentos que são aplicados directamente no couro cabeludo.
Os melhores resultados registam-se quando o tratamento é começado assim que se nota a queda de cabelo, porque a alópecia androgenética prolongada pode destruir muitos dos folículos capilares. O uso de anti-androgénios, após a perda de cabelo prolongada, irá pelo menos prevenir a futura queda de cabelos e fomentar o recrescimento de algum cabelo através dos folículos capilares dormentes mas ainda viáveis. Caso se pare o tratamento, o resultado será novamente a queda de cabelo, devido aos níveis de androgénio. É de salientar ainda que manter os níveis de vitaminas e minerais equilibrados ajuda enquanto se efectua o tratamento por anti-androgénios.
Como sempre, os tratamentos têm mais probabilidades de serem eficientes, se atacarem a causa da queda de cabelo e concomitantemente fomentarem o recrescimento do cabelo.
Atualmente, existe somente um medicamento aprovado para tratamento específico da queda de cabelo de padrão feminino. Abaixo, irá encontrar uma lista de tratamentos que são usados para a queda de cabelo feminino. O efeito desses agentes e métodos variam de pessoa para pessoa, todavia muitas mulheres consideraram que estes tratamentos tiveram um efeito positivo no seu cabelo e auto-estima.
Minoxidil 2% - Tratamento Tópico
Minoxidil foi inicialmente usado como tratamento para a pressão arterial elevada. Contudo, foi notado pelos pacientes tratados com minoxidil um crescimento anormal de cabelo como efeito secundário. Pesquisa adicional revelou que a aplicação de uma solução de minoxidil directamente no couro cabeludo poderia estimular o crescimento do cabelo. O montante de minoxidil absorvido pela pele para a corrente sanguínea é geralmente demasiado pequeno para causar quaisquer efeitos secundários internos.
As mulheres com alópecia androgenética difusa podem usar o minoxidil, e aparentemente é mais eficiente nas mulheres do que nos homens. Os responsáveis pela introdução deste medicamento no mercado informam que as mulheres devem usar somente a concentração de 2% de minoxidil e não de 5%. Todavia, muitos dermatologistas prescrevem soluções de 5% para as mulheres com alópecia androgenética, desde que usado sob supervisão médica. Alguns estudos em ensaios clínicos sugerem também que a solução de 5% é mais eficiente na manutenção e recrescimento dos cabelos.
Em estudos clínicos de uma maioria de mulheres brancas com idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos com queda de cabelo moderada, foi relatado o seguinte: 19% das mulheres reportaram um crescimento moderado de cabelo depois do uso de minoxidil por 8 meses; 19% constatou um recrescimento moderado e 40% teve um recrescimento mínimo. Deste modo, é uma forma de tratamento com resultados muito positivos, especialmente quando comparado com outras formas de tratamento, nomeadamente o placebo.
Inibidores do receptor andrógeno:
Aldactone / Espironolactona
Espironolactona, mais conhecida comercialmente como Aldactone, está numa classe de medicamentos chamados diuréticos poupadores de potássio. É usada para reduzir a quantidade de fluido no corpo sem causar a perda de potássio. É ainda usada para tratar a deficiência de potássio, bem como a tensão arterial elevada.
Espironolactona é um anti-androgénio que funciona de duas formas. Primeiro, ele reduz a produção de androgénios e, segundo, ele bloqueia a acção de andogénios
Tagamet / Cimetidina
Cimetidina, vendida sob a marca Tagamet, pertence a uma classe de agentes bloqueadores de histamina utilizados principalmente para o tratamento de úlceras gastrointestinais. A acção de bloqueio da histamina previne o estômago de produzir demasiado ácido, permitindo que o corpo cure a úlcera. A cimetidina também tem um poderoso efeito anti-androgênico.
A cimetidina tem sido usada no tratamento de hirsutimo nas mulheres (isto é, excesso de pêlos faciais) e tem sido estudada nas mulheres também com alópecia androgenética, mostrando resultados promissores. Devido às elevadas doses necessárias para alcançar resultados, os homens não devem tomar cimetidina para tratar a queda de cabelo, devido aos efeitos secundários.
O Acetato de Ciproterona
O Acetato de Ciproterona é usado para reduzir o desejo sexual nos homens que tenham excesso de desejo e para o tratamento de comportamentos sexuais agressivos. É também prescrito para tratar o hirsutismo e a alópecia androgenética nas mulheres.
O acetato de ciproterona exerce os seus efeitos através do bloqueio da ligação de di-hidrotestosterona (DHT) aos seus receptores. Este é um dos últimos recursos para tratar a queda de cabelo de padrão feminino. devido à sua toxicidade e efeitos a longo termo.
Estrogênio / Progesterona
Também conhecida como terapia de reposição hormonal e geralmente prescrita na menopausa, estrogênio e progesterona em forma de comprimidos ou cremes são provavelmente a forma mais comum de tratamento sistémico para a alópecia androgenética nas mulheres em menopausa ou que tenham baixos nivéis de estrogênio ou progesterona.
Contraceptivos Orais
Uma vez que os contraceptivos orais decrescem a produção de andrógenos ovarianos, eles podem ser usados na alópecia androgenética. Todavia, as mesmas precauções que se tomariam para prevenir a contracepção são as mesmas para a queda de cabelo de padrão feminino, pelo que é essencial consultar um médico.
Nizoral / Cetoconazol
Disponível como um tratamento tópico através de receita médica, o Cetoconazol é actualmente usado no tratamento de infecções causadas por fungos. Ele também tem efeitos anti-androgênicos e pode causar uma redução na produção de testosterona e outros andrógenos pela glândula supra-renal e pelas orgãos reprodutivos nos homens e mulheres (nestas, os ovários). Devido a essa acção, ele pode ser usado no tratamento para queda de cabelo. O shampoo Nizoral contém uma percentagem de 2% de Cetoconazol e é prescrito não só para o tratamento do couro cabeludo, mas também em combinação com outras formas de tratamento para a alópecia androgenética. Não tem efeitos secundários significativos.
Propecia/Proscar
Embora seja um dos tratamentos mais eficientes no combate à queda de cabelo de padrão masculino, estes medicamentos que tem o princípio activo da Finasterida não deve ser tomado por mulheres, sendo prescrito somente para o homem.