Alopécia

 

Alopécia entende-se como a redução parcial ou total de cabelos ou pêlos numa zona de pele. Esta condição pode ter várias causas, sendo que a mesma pode ter uma progressão contínua como pode ter tratamento imediato. Entre as causas para a alópecia encontramos:

 

- Androgenético:  esta é a causa mais frequente de alopecia entre homens, porém a mesma também afeta mulheres. Esta causa pode começar a se manifestar entre a puberdade e vida adulta, tendo vários graus. Como a própria denominação indica, trata-se de uma associação de fatores genéticos com o hormônio sexual masculino, a testosterona.

 

- Bioquimica: as pessoas alérgicas a glutem do trigo e a lactose ou caseina do leite de vaca têm mais probabilidades de sofrerem de calvície.

 

- Congênita: esta causa está ligada a factores hereditários, a qual pode estar associada a uma ausência total ou parcial de cabelo desde o nascimento.

 

- Eflúvio: igualmente denominada de deflúvio, esta é a causa mais vulgar de perda de cabelos entre as mulheres. A mesma consiste numa quebra harmoniosa do ciclo de vida capilar. Em condições normais, esta causa responde positivamente aos tratamentos médicos.

 

- Emocional: como o próprio nome indica, esta causa está associada a factores emocionais. A alopecia areata está ligada à perda célere, parcial ou total de pêlos em uma ou mais áreas do couro cabeludo ou ainda em outras áreas como a barba, sobrancelhas, púbis, etc. O renascimento dos pêlos pode ocorrer de forma espontânea no decurso de alguns meses. Porém, noutros casos, a doença progride, podendo assim incidir sobre todo o couro cabeludo (alopecia total) ou todo o corpo (alopécia universal).

 

- Neurótica: igualmente conhecida como tricotilomania, é um caso no qual um indivíduo "arranca" mechas de cabelos de forma consciente ou não.

 

- Seborréica: a dermatite seborrêica do couro cabeludo é um distúrbio muito vulgar, através do qual pode ser observado escamação, coceira e eritema. No entanto, é uma doença que raramente está associada uma redução significativa dos cabelos.

 

- Secundária: esta causa surge somente após algum distúrbio interno dos órgãos, doenças, infecções, ou tratamentos como a quimioterapia.

 

- Traumática: esta causa tem origem em contusões ou lesões do couro cabeludo

 

Caso considere que possa ter alópecia, consulte um dermatologista de imediato. Quanto mais cedo for a um médico desta especialidade, mais probalidade terá de manter o seu cabelo.