Finasterida

 

A Finasterida (igualmente conhecida como Proscar, Propecia, Fincar, Finpecia, Finax, Finast, Finara, Prosteride, as quais são diferentes designações comercias de medicamentos que usam a Finasterida como principal ingrediente activo) é um medicamento antiandrógeno, o qual inibe a enzima que converte a testosterona em dihidrotestosterona, nomeadamente a 5-alfa redutase, uma das principais causas para a queda de cabelo. A Finasterida é, assim, um medicamento específico para a queda de cabelo de padrão masculino.

Vários anos de investigação e uso por mais de um milhão de pacientes, mostraram que a Finasterida tem um efeito positivo a longo prazo no tratamento da queda de cabelo de padrão masculino em homens de todas as idades e quaisquer grupos étnicos. A Finasterida pode ser usada como medicamento único ou pode ser usada em conjugação com minoxidil, para melhores resultados a curto prazo. A Finasterida não é recomendada para as mulheres.

Os efeitos da Finasterida em retardar a queda de cabelo e ao mesmo tempo estimular o crescimento de novos cabelos funcionam melhor quando a perda de cabelo é detectada cedo ou quando existe uma queda de cabelo moderada. Homens com queda extensa de cabelo provavelmente não vão experienciar muito recrescimento com Finasterida. Estes homens são melhores candidatos ao transplante de cabelo ou outras abordagens cirúrgicas à restauração do mesmo.

A Finasterida é mais eficiente na estimulação do recrescimento do cabelo na coroa do couro cabeludo. Esta estimulação é menos eficiente na linha capilar frontal. Os especialistas em restauração capilar podem prescrever a Finasterida para prevenir a futura queda de cabelo e recomendar um transplante de cabelo para solucionar a linha capilar da frente do couro cabeludo.