Tipos de Queda de Cabelo

 

A palavra "alopécia" é o termo médico para queda de cabelo. A alopécia não se refere a uma doença específica de queda de cabelo, pois qualquer forma de queda de cabelo é uma alopécia.

A queda de cabelo pode ser causada por diferentes condições, as quais reflectem-se em diagnósticos específicos. Alguns diagnósticos têm alopécia no título, é o caso da alopécia areata ou da alopécia cicatricial, todavia muitos não têm, como o eflúvio telógeno.

A alopécia pode ser causada por vários factores, desde genéticos até ambientais. Embora a alopécia androgenética (quer masculina quer feminina) seja a forma mais comum de queda de cabelo, os dermatologistas também identificam outras formas de alopécia nas pessoas. Além disso, muitas doenças têm a queda de cabelo como sintoma inicial.

Outras formas mais comuns de alopécia são o eflúvio telógeno, a aloécia areata, micose, a alopécia cicatricial e a queda de cabelo devido a excesso de cosméticos. Outras formas mais raras de queda de cabelo podem ser mais dificéis de diagnosticar e muitos pacientes esperam muito tempo pelo diagnóstico correcto. Além disso, as doenças raras suscitem menos interesse para pesquisa e para se desenvolver tratamentos para as mesmas. Ocasionalmente, mesmo quando existe um diagnóstico correcto, o dermatologista está limitado no aconselhamento de medicamentos apropriados

A investigação na biologia e doenças do cabelo ainda é um campo muito pequeno, e até mesmo a investigação sobre a alopécia androgenética é ainda limitada. Todavia, o quadro tem vindo a mudar nos últimos anos, com mais investigadores nesse campo, o que pode levar a uma maior compreensão e tratamento das alopécias raras no futuro.